terça-feira, 9 de junho de 2009

VIVER MATA!

Tá, eu sei que estou ficando paranóica com o assunto, mas não dá pra ficar calada sobre um ato que afeta minha vida. Nosso amado governador, Roberto Requião, enviou ontem para a Assembléia Legislativa o projeto de lei proibindo o fumo em todos os locais coletivos, públicos e privados, do Paraná. Ou seja, copiou o careca de São Paulo. Invejoso, humft. A sorte é que alguns legisladores (rá) querem discutir em audiência pública o fato e defendem a inclusão de áreas isoladas (os chamados fumódromos).
Tá, mas mesmo assim, agora que é cobra vai fumar mesmo. Porque, se forem consultar a Comissão de Saúde, os ditos especialistas vão ser radicais e nem vão querer permiterem os fumódromos. Mas, puta que o pariu! Será que este povo não percebe que não é só o cigarro que mata? VIVER mata, porra!
A vida dá rugas, pelancas, fios brancos, aquele monte de ite (bursite, artrite, labirintite e outros ites), faz cair os seios e o pinto e, no fim, a gente vai embora de qualquer jeito. Por bem ou por mal. Esperneando ou não. Querendo ou não.
Então, vamos proibir tudo: o sexo sem camisinha, agrotóxicos nos alimentos, voos regulares, motoristas displicentes, buracos nas estradas, balas perdidas, falta de leito em UTIs, enfim qualquer coisa que venha a contribuir para encurtar uma vida.
Aliás, se é para proibir vícios alheios, o álcool deveria ser banido dos bares, né não? Como disse um anônimo no meu post "Pelo direito de fumar em paz", ninguém nunca viu uma manchete do tipo: "Fumou dois maços de cigarros no bar e, quando saiu, atropelou uma família que estava no ponto de ônibus". Tá, tudo bem, o título estaria muito grande e nunca seria usado desse jeito por nenhum jornal, ho. Mas é uma verdade.
Agora, eu fico me perguntando: que vida é essa que estes não fumantes neuróticos vivem? Será que eles só comem alimentos orgânicos, com muitas fibras e verduras, passam longe de carne vermelha, eliminaram a gordura, cortaram cafeína, se exercitam regularmente, moram em áreas longe da poluição de carros e indústrias, se abstêm totalmente de álcool E outras drogas, como os Big Macs e Coca-Colas da vida (para não falar de coisa pior)? Será que andam 24 horas por dia com seguranças, coletes à prova de bala, carros blindados? Será que eles, ao menos, têm vida sexual? Pois eu duvido.
No fim, meus caros, nada disso vai adiantar. O destino de qualquer um é um caixão. Exemplifico: o pai de um amigo bebeu sua pinguinha e fumou a vida inteira. Aos 76 anos, a família fez tanta pressão que ele parou com os dois. Uma semana depois, foi atropelado em frente à sua casa e morreu.
Quer outro exemplo ainda mais dramático? Meu pai nunca fumou, nunca bebeu, sempre se cuidou, fazia exames periódicos, trabalhava muito, não tinha uma vida sedentária. Hoje, está em cima de uma cama, com Mal de Alzheimer. Não fala, não anda, não se alimenta sozinho. Não reconhece nem a própria família. Tem apenas 75 anos, mas é quase um vegetal.
Não, obrigado. Vou viver a minha vida. Fumando, comendo carne vermelha e tomando meu vinhozinho. E, quando a morte chegar, ainda vou brigar com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário