terça-feira, 2 de novembro de 2010

Nem a pau!

Passadas as eleições, acho que posso voltar a me manifestar aqui. Sinceramente, estava com o saco cheio da briguinha de criança entre Serra e Dilma: "Você fez isto!" e "É mentira, você que fez!". Afe, coisa mais baixo nível. Nem merecia ser citado. E, infelizmente, era isso que iria acabar acontecendo. Enfim, dona Dilma venceu. Tô feliz com isto? Nem um pouco. Mas tenho que reconhecer que também não estaria lá muito feliz com Serra. Só que, por princípios, não voto no PT. Ainda prefiro o careca. Ponto.
Estávamos tendo uma discussão sobre política, dias antes do segundo turno, na redação. Amigo meu de longa data e petista de carterinha, destes da velha guarda, me questionou. "Enfim, por que não gosta do PT? Você é assalariada também!". Sim, sou. E nem por isto sou contra os patrões. Aquela velha máxima socialista, comunista ou sei lá o que "quem bate o cartão não vota em patrão" nunca me pegou.
Porque eu conheço os dois lados. Sou assalariada mas minha vida inteira vi meu pai, que era patrão, lutando pra pagar impostos, cumprir todas as obrigações trabalhistas, se esforçando para pagar melhor seus funcionários. Eu ajudei ele muitas vezes com a contabilidade pra ter uma ideia do que era ser patrão, numa época que não existia Supersimples. Só quem tem uma empresa sabe como é difícil se manter à tona com os impostos comendo praticamente tudo. A não ser que você tenha um banco, que lucro de bilhões, o empresariado sofre para viver dentro da legalidade.
O PT, com seu discurso voltado para o social, nunca fez nada para reduzir a carga tributária brasileira, o que poderia gerar mais empregos e aí sim promover uma verdadeira revolucão. Pelo contrário, brigou para manter a CPMF e já fala em um novo imposto pra ajudar a saúde. Sim, pois é. O PT, quando era oposição, atirava pedras, pedia a cabeça dos corruptos. Virou vidraça e não fez nada para punir os "companheiros". Pelo contrário, protege até hoje Josés Dirceu e Genoíno, Delúbio, Erenice e tantos outros.
Na minha humilde opinião, um partido como o PT que, por anos foi a verdadeira oposição e bússola moral (olha só, que bonito!) da política brasileira, tinha que ser, no poder, quase que messiânico. Não foi. Perdeu a chance e a moral. Pelo menos comigo. Votei no Nedson em 2000 e no Lula em 2002. E olha só o que aprontaram. Nedson, o prefeito mais ausente e ineficiente de Londrina. E Lula, o que não sabia de nada. Duas grandes decepções.
Dilma, com seu jeito meigo de pitbull fêmea, também não me traz confiança. Nem o fato de ser a primeira presidente mulher me anima. E daí? A mulherada não precisa provar mais nada pra ninguém. E caráter, honradez, honestidade e uma real preocupação com o povo independe de sexo. Afinal, ninguém governa com o pau, neám? Pelo menos, eu espero que não.

6 comentários:

  1. A impressão que dá, ao ler seu post, é que você não vive no Brasil, ou pelo menos não esteve por aqui nos últimos oito anos. Pergunte para qualquer uma das 21 milhões de pessoas que saíram da miséria extrema durante esse período, o que eles acham do governo Lula. Pergunte também para qualquer uma das 34 milhões de pessoas que mudaram seus padrões de vida e passaram a fazer parte da classe média, o que elas acharam do governo Lula. Aí voce vai ter uma ideia do que os dois mandatos de Lula representou para a história do País.

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo, não estou questionando os avanços sociais que, aliás, começaram a ser traçados no governo FHC (ou você se esqueceu disto?). O Lula deu foi uma puta sorte de ter pego um governo com a economia já estabilizada (ou você se esqueceu como era a economia antes do FHC?) e só teve o bom senso de continuar o que já estava traçado. Além disso, ele contou também com a sorte da economia mundial vir num crescendo nos últimos 10 anos e só teve o bom senso, quando estou a crise financeira, de reduzir encargos para manter empregos. Se ele tivesse pego uma inflação galopante como era na época do Sarney, Collor e Itamar, duvido que tivesse feito tantos "milagres" econômicos, não com o tanto de mensalões e rombos provocados pelos "companheiros". Vá se informar, vá estudar política antes de falar besteira.

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo: "quando estourou a crise financeira".

    ResponderExcluir
  4. Como jornalista, voce deveria estar mais informada e ter alguma noção histórica... FHC deixou o governo depois de dois mandatos que castigaram o povo. Quero até corrigir o comentário anterior: não é que voce não estava no Brasil nos últimos oito anos (Era Lula), voce não estava nos ultimos 16 anos! No mandato de FHC, o indice de desemprego bateu recordes, a divida externa quase dobrou, as universidades federais foram sucateadas, a economia ficou estagnada, o salario minimo foi praticamente congelado e não houve nenhum avanço social. Uma prova de que Era FHC foi tão ruim que ele não conseguiu eleger seu sucessor como fez Lula agora. Outra prova é que o próprio Serra, ao longo desta campanha recém-encerrada, simplesmente omitou a figura de FHC da propaganda eleitorial(por causa disso, foi inclusive criticado por alguns correligionários). Se voce não estava no Brasil nos anos FHC, pergunte a quem estava. Aí voce evitaria de pagar mico escrevendo sobre coisas que desconhece.

    ResponderExcluir
  5. Pra mim, o anônimo acima não está falando besteira. Tem dezenas de milhões de pessoas que concordam com ele, mais do que aqueles que concordam com o que você diz. Pra mim, é você quem escreve besteiras- aliás, essa é uma especialidade sua nesse blog. Não precisa ser agressiva, não precisa desqualificar quem não concorda com você. E não adianta desclassificar a mim por também ser anônimo. É uma escolha minha, tenho direito Se não gostou, deleta o comentário e tá tudo certo.

    ResponderExcluir