quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pelo direito de fumar em paz

Bom, ainda não sei se o Padre assinou ou não. Não vi nada nos jornais anunciando. Como bom fumante, ele deve estar analisando com cautela a lei aprovada pela Câmara que cerceia a nossa liberdade de nos matarmos aos poucos. Só sei que vai ser um saco. Já não bastava ser proibida de fumar nos shoppings? Nunca mais sentei numa cadeira do H2 e tomei meu chopinho com os deliciosos beliscos de lá. Porque fui proibida de acender um cigarrinho. Não, agora tem que vir estes não fumantes chatos limitar ainda mais nosso pequeno e combalido grupo de dinossauros fumantes. Não vou poder mais ir a determinados bares. Ou eles se adequam ou perderam uma freguesa.
Não sei porque esta neura contra nós, acendedores de cigarros. Tá, não gosta da fumaça em bar? Vá a outro local, oras. Sem essa que é fumante passivo. Nego que vai em buteco, toma todas e mais algumas, sai dirigindo que nem louco, bêbado que nem gambá, tá muito preocupado com a própria saúde mesmo. E se não tá bebendo, o que fica fazendo num buteco? Tomando suquinho? Ah, vá dar o rabo que ganha mais.
Ok, radicalizei. Mas me irrita quando nego pergunta: e você, não vai parar de fumar, não? Não. Morro com um cigarro na boca. E daí que 99,09% dos meus amigos e colegas pararam de fumar. Eu não, e pronto. Eu gosto de fumar. Sou ansiosa e o cigarro me acalma. Muleta mesmo. E daí? Cada um tem a sua.
Lembro quando comecei no jornalismo, lá por 1900 e bolinha. Na redação da Folha, 90% dos jornalistas fumavam. Cada um tinha sua mesa, sua máquina de escrever (sim, eu sou do tempo da lauda e da máquina de escrever) e seu cinzeiro ao lado. Enquanto redigia a matéria, tinha um cigarro queimando. Às vezes, acendia um e encontrava o outro já acesso. Ou queimado inteirinho sem fumar. Hoje, numa redação como a do JL, enxuta, só dois ou três fumam. E, destes, 50% está tentando parar. Principalmente porque têm que ir até fora do prédio para acender um caretinha.
Um dia, vi no jornal da Tarobá, uma matéria sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para ilustrar a matéria, a repórter foi no Hospital do Câncer de Londrina e fez todo aquele blablablá, porque o cigarro isso e aquilo. Tá. O problema é que ela citou uma estatística que me fez rir apesar da intenção ser de alerta: dos pacientes do hospital, 30% eram fumantes. Pra bom entendedor meia estatística basta: 70% não era fumante. Quer dizer, melhor fumar, né? A probabilidade de ter câncer é menor que a de quem não fuma.
Desabafo à parte, eu quero encerrar este humilde texto dizendo o seguinte: tá, você não fuma. Tudo bem. Não vou baforar na sua cara. Eu respeito isso e sempre respeitei, independentemente de leis dizendo que onde eu posso ou não fumar. Mas eu quero ter respeitado também o meu direito de fazer escolhas. Se eu quero fumar, você não tem que me olhar feio. O pulmão é meu e eu decido o que fazer com ele. Ponto.

17 comentários:

  1. HAuhuauhauhauhauh
    Ai Jesuis, me chicoteia!
    Que ó-temo!

    ResponderExcluir
  2. peço para que divulgue o meu novo Blog, pois irei tirar o Andarilho do ar o novo Blog éhttp://opiniaodoalmir.blogspot.com/

    obrigado

    ResponderExcluir
  3. a tia orga parou de fumar com 80 e tarará e morreu depois! achei q vc ia citá-la no post...:(
    q Deus a tenha!
    continuarei fumando

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha, esqueci da tia Orga! Nossa, que pecado! Um ícone para os fumantes não poderia ser esquecido assim. Vou escrever um post especialmente para ela. :)

    ResponderExcluir
  5. Alguém já viu uma manchete de jornal assim.
    "FUMOU 2 MAÇOS DE CIGARROS NO BAR E QUANDO SAIU ATROPELOU UMA FAMILIA INTEIRA QUE ESTA NO PONTOS DE ONIBUS".
    Então vamos proibir a venda de bebida alcoolica nos bares também, que é pior que cigarro.

    ResponderExcluir
  6. Também sou do tempo da lauda e da máquina de escrever. Até de antes, da linotipo e da tipografia... e do cigarro queimando no cinzeiro é claro. Tempos romanticos, idealistas e filosoficos. É bom reencontrar com outros "dinosauros" da imprensa.

    ResponderExcluir
  7. Telma, achamos tudo de bom seu blog ! Principalmente a matéria sobre o cigarro !! Eu e meu marido tmb somos fumantes e estamos chocados com o "careca" de SP que tá proibindo fumar em qualquer lugar do estado de SP !! Nós mandamos seu texto para vários amigos fumantes e não fumantes (e principalmente não fumantes) para que sirva de exemplo e que nos deixem em paz ! Vc. tá de parabens de um modo geral com seu blog pois lemos suas materias e nos divertimos muito !!
    forte abrc,
    Helena e Léo (made in São Paulo - SP)
    helena.sferreira@ig.com.br

    ResponderExcluir
  8. Voce disse:(Nao gosta de fumaça em bar? va em outro lugar). Vcs fumantes q nao se tocam, e nao percebem q estao encomodando a todo tempo!!!
    pois é querida, quer morrer morra sozinha. Nao sou obrigada a inalar a fumaça q "vc" produz.....

    ResponderExcluir
  9. Mas não tô falando que estes não fumantes são chaaaaaaaaatos? E, pelo visto, burros também. "Encomodando" fica a senhora sua vozinha, dona fulana. Acho que é melhor ter um câncer de pulmão que aguentar gente do seu naipe, ho.

    ResponderExcluir
  10. viva a "enclusão" digital!

    ResponderExcluir
  11. "Encomodando" é ótimo. BURRA!

    ResponderExcluir
  12. Nossa!
    Gostei de seu comentário a respeito do cigarro,
    e quer saber? eu nem fumo, não gosto de cigarros mas gosto menos ainda de ver esse tipo de atitude autoritária dessa merda de estado.
    O povão é estúpido mesmo, não percebe que eles também estão perdendo o direito a individualidade e mais ainda a propriedade.
    Bem, você com certeza você me entendeu, e quer saber? mesmo não sendo fumante eu optaría ficar trancado num elevador com três fumantes a ficar perto de uma pessoa tão desagradavél e insana como esse ser anônimo que está te torrando logo acima.
    abraço!

    ResponderExcluir
  13. Telma,
    Estou criando um Forum de discussões por e-mail no Yahoo para discutir esse absurdo da legislação anti-fumantes e outros excessos do Estado. Gostaria de convidar você e simpatizantes da causa para unir-se à rede. Peço informar e-mails para convite em sergio.neumayer@globo.com
    Abraço,
    SCN

    ResponderExcluir
  14. Olá Telma, tudo bem?
    Parabéns pela matéria! Fumante reage, briga: estamos todos juntos.
    Aguarde que em breve nossa reação será classificada pela indústria anti-fumo como "estratégia das empresas tabagistas".
    Milena Hannud - eufumo.com.br

    ResponderExcluir
  15. nem todo mundo que bebe em um bar sai matando pela rua, e nem mesmo todo mundo que frequenta um barzinho qualquer está lá só pra encher a cara. Quer fumar? Fume. Sá não fique do meu lado fedendo e largando fumaça como um trator. O fumante tem todo o espaço aberto, ao ar livre para fumar, que tal deixar um espacinho fechado para os que não gostam de cigarro? Ou será que os não fumantes devem ficar trancados em casa para garantir seus direitos?
    E tenho dito!

    ResponderExcluir
  16. Pelo tempo não sei se verás. Mas que bom achei alguém que assume que quer fumar. É a MINHA ESCOLHA ASSUMINDO OS RISCOS DAÍ DECORRENTES, COMO EM TUDO NA VIDA. Meus amigos todos pararam também de fumar. Quer dizer, de comprar, porque acabam com os meus cigarros toda vez que os encontro. QUE MERDA! PELAS LIBERDADES INDIVIDUAIS!

    ResponderExcluir
  17. VIVA A SOCIEDADE ALTERNATIVA

    ResponderExcluir