terça-feira, 30 de junho de 2009

ROBOTEC FAIR terá robôs japoneses



Autômatos humanóides, participantes da competição internacional Robo One, estarão no Parque Barigüi fazendo show diários

Quatro robôs japoneses – Afuro, Tokotokomaru e dois KHR - serão uma das atrações para o grande público da Robotec Fair 2009 – Feira Internacional de Robótica e Tecnologia, que acontece de 21 a 25 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque Barigüi, em Curitiba (PR). Os robôs farão duas apresentações por dia, de 30 minutos cada, em shows voltados para crianças e estudantes mas capazes de atrair uma multidão. Esta será a primeira apresentação dos robôs no Brasil.
Afuro, Tokotokomaru e HHR são robôs pequenos, com 40 cm (os dois primeiros) e 30 cm, com pesos que variam entre 300 gramas a 1,3 kg., e que participam disputas internacionais como o Robo One, um tradicional evento de robôs humanóides e autônomos que acontece no Japão, Estados Unidos e Coréia do Sul. Nesta competição, os robôs competem entre si – no chamado combate - executando determinadas tarefas. Os vencedores da competição e seus criadores recebem prêmios em dinheiro.
Afuro é um simpático robô em estilo afro, que canta e dança, criado por Yusuke Sugawara. Tokotokomaru é uma linda japonesinha também preparada para dançar e encantar o público. Mas apesar de sua beleza, Tokotokomaru - criada Azusa Amino – também entra em disputas de força com outros robôs. Já os dois KHR – criados pela empresa Kondo Ciência S.A – vêm ao Brasil disputar uma partida de futebol.
Um evento diferenciado - Outras atrações estão sendo planejadas para divertir e entreter o público visitante. O aspecto lúdico da feira reforça o caráter único da ROBOTEC FAIR entre as feiras de tecnologia de todo mundo: a feira reúne em um só evento os três aspectos mais interessantes para os expositores - negócios, entretenimento e científico. A maioria das feiras são voltadas para apenas um dos três. A Robotec Fair, por sua vez, foi pensada para colocar em contato empresas e seus consumidores – seja através de rodadas de negócios ou vendas em estandes – e ainda levar a produção científica que é feita dentro das universidades para o contato com empresários e público, promovendo a transferência de tecnologia e aproximando empresas dos pesquisadores para futuras parcerias.
Com um público estimado de 50 mil pessoas circulando pelos corredores do Pavilhão de Exposições do Parque Barigüi nos cinco dias de feira, a ROBOTEC FAIR terá a visitação de investidores em busca de novidades; docentes, acadêmicos e profissionais das áreas afins; e o público em geral que conhecerá de perto – e poderá adquirir – os produtos e serviços oferecidos pelos expositores.
Com estandes a partir de nove metros², o Pavilhão foi todo dividido por setores, para abrigar ilhas temáticas de acordo com o segmento de tecnologia aplicada. Além disso, uma ala inteiramente dedicada à Robótica deve atrair muita atenção, com robôs interativos participando de atividades lúdicas com o público.
Coordenação científica - O aspecto educativo do evento está sendo coordenado por uma equipe de especialistas, os professores doutores Jackson Paul Matsuura e Marcelo Nicoletti Franchi (ITA), além do professor doutor Alexandre da Silva Simões (UNESP) e a professora mestre Esther Colombini (FEI/ITA), todos experts na área de robótica e tecnologia. Os coordenadores estão programando uma série de eventos, palestras e oficinas que devem atrair a atenção de todos os interessados em robótica e tecnologia, além de atividades de iniciação científica voltadas para estudantes do ensino fundamental e médio.
www.robotecfair.com.br


Telma Elorza/Assessoria de Imprensa Robotec Fair
editor@origem.org.br
(43) 3338-0348/9116-1993
www.robotecfair.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário