segunda-feira, 29 de março de 2010

A educação e a gentileza

Tem certas coisas que, por mais que eu tente, não entendo mesmo. A falta de educação é uma delas. Gente, é tão difícil assim dizer obrigado, por favor, desculpe? Eu não acho. Porém, muita gente "boa" esquece destas três palavrinhas mágicas. E, pela minha experiência, quanto mais intelectualizada ou rica a pessoa for, maior a chance de ter amnésia na hora de ser gentil e educado com os outros. Isso é indisculpável, no meu modo de ver.
Na minha opinião, gentileza é chave de tudo, a que abre todas as portas, a que faz a vida valer a pena. O bom humor e a gentileza estão intimamente relacionados. A pessoa de bem com a vida e consigo mesmo é sempre mais gentil com os outros. O bom humor perdoa grosserias e esquece de dar o troco. Mas não é preciso estar sempre com um sorriso no rosto para ser gentil. A educação deve falar mais alto, sempre. E isso em todos os momentos da vida. Eu acho que até durante um assalto. Se você for gentil e educado com o bandido, menos chance de levar um tiro, né não?
Há algum tempo, vi uma cena que me deixou triste. Uma grande amiga minha, excelente professora, cheia de títulos e teses publicadas, humilhou publicamente uma funcionária. Tá, ela estava irritada, com problemas, e a funcionária cometeu uma falta razoavelmente grave. Mas eu fiquei indignada com o jeito que ela tratou a menina. Chamou de burra (o que, pra mim, é o pior insulto que pode existir. Nenhum outro, mesmo aquele que questiona a moralidade da mãe, é tão ofensivo quanto questionar a inteligência, a capacidade de raciocínio e, consequentemente, a capacidade de viver em sociedade)entre outras coisas, no meio de várias pessoas. A menina saiu em lágrimas.
Depois desse episódio, eu comecei a reparar em várias das atitudes desta minha amiga. E o que percebi é que ela tratava os funcionários subalternos - dela e dos outros - com arrogância. Nunca respondia aos cumprimentos vindo de faxineiras, zeladores, porteiros e flanelinhas. Vendedores, recepcionistas e auxiliares de escritórios eram mal suportados. Tinha sorrisos apenas para quem considerava igual ou superior a ela. Em troca, só conseguia má vontade e serviço mal feito. Tentei falar sobre a sua atitute e ela me olhou como se eu viesse de outro planeta. Disse que não tinha "tempo" a perder com quem não acrescentava nada na vida dela. Eu me inclui nesta categoria e deixei de vê-la.
Este foi só um exemplo. Mas presencei vários outros, com gente que pertence "à fina flor da sociedade londrinense". Um deles foi com a mulher de um empresário e grande pecuarista do Estado. Credo, que mulher mais grossa. Ele, que queria me contratar para um serviço, ficou a ver navios. Não trabalho com gente que se acha.
Eu conheço todos os porteiros da firma, bato papos animadíssimos com eles quando saio pra fumar um cigarrinho; me relaciono muito bem com as faxineiras (até combinei ir em um forró com uma delas, que acho divertidíssima), peço desculpas quando não tenho uma moeda para dar ao mendigo na rua; converso com flanelinhas; sou educada com todo mundo, independentemente de sua classe social. Trato o governador ou o garçon com o mesmo respeito. Não, isso não é verdade. Respeito mais o garçon, ho. Ele está ganhando a vida honestamente. O que é mais do que a gente pode dizer da maioria dos políticos. Sempre agradeço e elogio por qualquer serviço feito a mim, mesmo aqueles que a gente considera obrigação funcional, como o de funcionários públicos.
A vida já é muito difícil para que a gente crie ainda mais dificuldades para ela. Por isso, pense bem como você trata os outros, meu leitor. Um sorriso e um obrigado podem fazer milagres na sua vida.

PS - Para quem não entendeu nada neste post estilo Danuza Leão, quero dizer que é só um protesto contra o governador Roberto Requião e sua grosseria com os jornalistas, que cumprem sua função com dignidade. E isso é mais do que a gente pode falar dele. Se alguém acha louvável os destemperos deste homem, continue votando nele. No mínimo, deve ser igual.

4 comentários:

  1. nada a acrescentar. só que, mulher, você foi no ponto.
    beijo.

    ResponderExcluir
  2. Independente de ser um protesto contra a groseria do Requião, tratar todo mundo (ou quase) com educação e gentileza traz luz ao nosso dia a dia e realmente abre "magicamente" toda e qualquer porta.

    ResponderExcluir
  3. aqui nao tem nada do que pedi

    ResponderExcluir
  4. se voce ter educaçao voce recebe educaçao e se voce ter gentileza voce recebe gentileza !!!!!

    ResponderExcluir