quarta-feira, 14 de abril de 2010

A mágoa do ex-governador

O ex-governador Roberto Requião está magoadinho com o Pessuti, que o substituiu no governo. O seu twitter (@requiaopmdb) é um poço de mágoa contra o ex-vice, que anda mexendo no secretariado. Mas isso não surpreende. Requião nunca aceitou que as pessoas tivesse ideias próprias. Se não concordar com ele, a pessoa é ironizada até a morte com suas piadinhas infames e agressividade gratuita. A imprensa que ousa criticar seus atos é sempre golpista ou vendida. Jornalistas que o questionam são beócios, em sua visão megalomaníaca. A minha visão do inferno é passar a eternidade ouvindo as tiradas prepotentes do Requião, ao som dos músicos peruanos.
Mas ele realmente acreditava que o Pessutão, amigo-de-fé-irmão-camarada de outros tempos, iria dar continuidade aos seus desvarios de Maria, a Louca? Na minha modesta opinião de repórter que já cobriu muito a área de segurança em Londrina, Pessuti mostrou discernimento ao tirar o Batatinha da Segurança. O Batatinha era mais doido que o chefe, mais real que o rei. Tinha(ou tem, ainda, sei lá) a prepotência dos que tem costas quentes. Pra mim, o cara só abandonou a carreira como promotor pela oportunidade de passar anos sendo chamado de "a mais alta autoridade policial do Estado", nos discursos, hoho. Deve ser algum complexo de baixinho.
O Batatinha nem sabia que existia Paraná fora de Curitiba. Isso, pelo menos, não é privilégio dele. Muitos outros políticos, principalmente quando assumem o governo do Estado, acreditam que o Paraná encolhe suas fronteiras até os limites da Região Metropolitana de Curitiba.
A sua substituição pelo coronel Aramis Serpa me pareceu ótima. Conheci Serpa pessoalmente, na minha carreira como repórter policial. E sempre me pareceu um homem sensato. Na minha modestíssima maneira de ver, era só disso que a segurança pública do Paraná precisava: sensatez. Faltou isso nos últimos 15 anos. Digamos que José Tavares, antecessor do Batatinha, no governo Lerner, também não era dos mais centrados. Discuti muito com ele. Era fácil demais tirar o homem do sério, hehe...
Era necessário sensatez para ver que, na segurança pública, o que precisa é de capital humano. Não adianta ter os mais modernos equipamentos e tecnologias para RESOLVER crimes. É preciso impedir que eles aconteçam colocando polícia nas ruas. Qualquer beócio sabe disso. Veja o caso de Nova York, por exemplo. Como fizeram a criminalidade cair numa megalópolis? Fácil de responder, né? Investindo no policiamento ostensivo. Depois que o crime acontece, pode até ser que se consiga prender os autores. Mas quem vai pagar a dor de ver um parente assassinado por causa do roubo de um carro?
Por isso, deixa o @requiaopmdb fazer beicinho, bater o pezinho, retuitar só os comentários dos seus "admiradores". Que se rasgue de frustração, hoho.

4 comentários:

  1. MANDA VE AI TELMA, GOSTEI... Brasiliano

    ResponderExcluir
  2. Fico me perguntando se a mudança de comando na Secretaria de Segurança será mais importante para combater a violência em Londrina do que a entrada em ação dos anunciados 200 homens e mulheres da Guarda Municipal (que está em fase de treinamento). Aliás, gostaria de saber exatamente quais serão a função, a forma e a área de atuação desses novos policiais. Alguém aí sabe?

    ResponderExcluir
  3. Marcos, pelo projeto de lei que criou a Guarda Municipal de Londrina, ela "será uma corporação uniformizada, organizada, armada e calcada na hierarquia, com a função de proteção do patrimônio, bens, serviços, instalações públicas municipais, proteção do meio ambiente e a colaboração na segurança pública, e que atuará diuturnamente e nos finais de semana e feriados". Isso significa que serão mais vigias armados que policiais. A responsabilidade pela vida e patrimônio do cidadão ainda ficará a cargo das Polícias Civil e Militar. Portanto, se você for assaltado, terá que acionar uma das duas. Assim, acho que a mudança é realmente importante porque, com um secretário "mais simpático" à Londrina, teremos com certeza um melhor policiamento na nossa cidade.

    ResponderExcluir
  4. Acabo de vir do Centro, e o povo das imediações do Royal Plaza Shopping estava ouriçado hoje (domingo) de manhã porque - pelo menos até a hora que passei por lá - duas lojas amanheceram com as vitrines quebradas e foram visitadas por ladrões: a loja Pura Mania, perto do Teatro Ouro Verde, e a entrada de um minishopping na Rua Santa Catarina, a poucos metros do Royal. Acho que se a Guarda Municipal estivesse já em ação, talvez não ocorressem esses roubos. A coisa tá feia no Centro.

    ResponderExcluir